Português English Español

Encontre no Pantanal

Cidades do Pantanal

O Pantanal

Pescaria

Info

Home › Notícias
27/10/2011

Compromisso social, econômico e ambiental

Expedição Pantanal - http://www.expedicaopantanal.org



Foto: Fabio Pellegrini
Sesc Pantanal
Durante a Eco-92 os empresários do comércio assumiram o compromisso de ir além do social, prezando pelo desenvolvimento sustentável, fato que acarretou na consolidação da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Brasil, de propriedade do Serviço Social do Comércio – SESC – atualmente com quase 108 mil hectares, localizada às margens dos rios Cuiabá e São Lourenço, nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé (MT).

A presença da RPPN no Pantanal Norte fomentou a formação de cinco unidades operacionais integradas aos objetivos do desenvolvimento sustentável, da preservação e conservação ambientais, da educação ambiental, da pesquisa científica e do ecoturismo social. São elas: o Centro de Atividades em Poconé (CAP), o Hotel SESC Pantanal Porto Cercado, o Parque SESC Baía das Pedras e a uma Base Administrativa em Várzea Grande.

Fabio Pellegrini



Toda essa estrutura responde hoje por uma gama de ações articuladas que saltam aos olhos pela excelência que vem criando na região de Poconé e Barão do Melgaço, tornando-se inspiração e referência, tanto internamente, quanto para outros setores e empresas que os visitam para aprender com essa iniciativa.

Fabio Pellegrini



Essas ações alcançam as comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas, próximas ou dentro do Pantanal Norte, respeitando as tradições e manifestações culturais e ao modo de vida dessas populações.

Fabio Pellegrini



As construções e instalações do SESC Pantanal privilegiam soluções de baixo impacto ambiental como: energia solar, telhado verde, coletores solares, aproveitamento de águas de chuva, (re)uso da água, estações de tratamento de esgoto, estações de tratamento de água, compostagem do lixo orgânico, madeiras de manejo florestal ou de florestamento legal, abafadores ou controle de ruídos, reciclagem do lixo, vala séptica.

Fabio Pellegrini



Em nossa passagem pela região, conhecemos um pouco do que é feito por lá, e vamos compartilhar com vocês.



Compartilhe: